PASTORAS: MULHERES DESOBEDIENTES QUE SE DESTROEM

De alguns anos para cá o que tem aparecido de mulheres pastoras não é brincadeira. E NÃO É MESMO! Mais que isto, já vi também algumas “apostolas” e até “bispas”. Aliás, um folhetinho que achei na rua foi super interessante. Dizia algo do tipo: “Se você está com problemas em sua vida amorosa, amaldiçoado, obras de macumba, procure a bispa “X” que todos os seus problemas serão resolvidos. Endereço...”. De forma simples, a honra e a glória para a solução dos males da vida já não mais pertencem ao Senhor Jesus e sim a bispa (com “b” BEM minúsculo é claro). Um pouco ainda pior que isto, para vergonha do meio evangélico diante do meio secular é o jogo de tabelinha que se tem feito; o pastor deixa sua denominação e adere a determinado movimento e em apenas e fantásticas vinte e quatro horas a esposa também se torna pastor com “a” no final. Mais ou menos assim: a esposa do engenheiro se torna engenheira, a esposa do pedreiro se torna pedreira, a esposa do médico se torna médica, a esposa do diretor se torna diretora, e coisas do tipo. Jesus disse uma coisa muito séria:"...porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz" (Lucas 16:8). Veja-se que numa empresa secular o empregado tem de se esforçar ao máximo para tornar-se diretor, e nem por isto sua esposa recebe igual dignidade pelo esforço dele tornando-se diretora. De forma simples: ele tornou-se diretor, não a esposa. Na vida militar (muito semelhante à vida cristã) o aluno faz tremendo esforço e muito se aplica para receber uma graduação, para receber nova patente. Nem por isto sua companheira (neste caso: ou companheiro) recebe a mesma graduação ou patente. Ora, se no mundo secular a coisa funciona assim com tantos critérios e escolhas, com tantos testes e exigências, PORQUE ENTÃO O MEIO CRISTÃO SE TORNOU ESTA COISA ESTRANHA DE TANTA FACILIDADE? Conselho lindo que nos trás a Palavra de Deus; Aliás, tal conselho está justo na carta episcopal, e diz: "E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis." (1ª Timóteo 3:10). Esta é a seqüência de conselhos: PRIMEIRO: quem deseja estar inserido na obra de Deus deve passar por provas com a lide. SEGUNDO: Tendo sido aprovados nestas provações (coisas do dia a dia da igreja, tipo: OBEDECER E RESPEITAR OS PRINCIPIOS DA PALAVRA DE DEUS) recebem agora o direito de servirem. OBSERVAÇÃO: direito de servirem, NÃO de serem servidos como se vê corriqueiramente. TERCEIRO: Para ter o direito de ser provado e depois servir, e não ser servido, deve ter uma vida IRREPREENSÍVEL (INCLUSIVE NA OBEDIÊNCIA DOS PRINCIPIOS EPISCOPAIS E ECLESIÁSTICOS prescritos na Palavra)!
Mas o que temos visto neste tempo da igreja? Pessoas que nunca foram chamados para absolutamente nada na obra de Deus ocupando posições as mais altas e dignas que a tais não foi concedida pelo Senhor da Seara. Conveniência? Estratégia? O que leva denominações aparentemente sérias a cometerem tais aberrações? Se conveniência, é conveniente para quem? A Palavra expressamente diz: "Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10). Bom, talvez não seja questão de conveniência, mas sim de estratégia. Mas sendo estratégia, a pergunta é: vale quebrar a Palavra de Deus em favor de uma estratégia? Deus teria sido tão displicente que não teria notado desde o início a necessidade de também se fazerem pastoras para o ministério? Teria Deus errado no desempenho do seu plano redentor?
HÁ UMA PERGUNTA QUE NÃO PODE FALTAR: O que uma pastora faz que uma missionária não poderia fazer? O que uma pastora faz que uma evangelista não poderia fazer? O que uma pastora faz que uma obreira não poderia fazer? Sim, é verdade, apenas usar de autoridade sobre o homem; coroa da criação de Deus. ESTÁ AI A QUESTÃO.
QUANDO UMA MULHER está à frente da igreja ordenando a homens ela ocupa, não pelas mãos de Deus, exatamente o papel que o diabo requereu para si querendo mandar e ordenar em Deus. Isaias 14:13-15 diz: “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo”. SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO (dizia satanás...) SOU SEMELHANTE AO HOMEM, pois os direitos são iguais... (diz a mulher “atual”... “atual”, mas não convertida).
A MULHER SÁBIA percebe a jogada de satanás e não entra no jogo dele. A tola inchada de vaidade requer para ela um lugar que Deus jamais lhe concedeu. Pior que tudo isto é ver ainda pastores aparentemente sérios defendendo, a revelia da Palavra de Deus, tais posições e posturas. Mas o que diz a Palavra de Deus: "TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos" (Provérbios 14:1).
Será muito pedir que as mulheres percebam o quanto tem aumentado o número de homossexuais dentro das próprias igrejas? MAS PORQUE ISTO, ALGUÉM PERGUNTARIA. Mulheres mandando e desmandando, homens cada vez mais frouxos e permissivos. Que resultado esta equação poderia dar? De profissão sou psicanalista e professor, e de ofício sou pastor evangélico. Minha esposa de profissão é médica, de ofício é mãe e esposa de pastor. AGRADA-NOS RESPEITAR A PALAVRA DE DEUS!
Excelente visão bíblica SOBRE A IGREJA NOS ÚLTIMOS DIAS: (1ª Timóteo 4) “1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. 7 Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; 8 Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 9 Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; 10 Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 11 Manda estas coisas e ensina-as. 12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. 16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Aqui as melhores palavras, as de Deus: (1ª TIMÓTEO 3:1-13) “ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”.

Alguém poderia dizer: calma lá Pastor, o texto refere-se a BISPOS E DIÁCONOS. Verdade. Ocorre que NA PALAVRA DE DEUS, não há distinção entre BISPO, PRESBÍTERO E PASTOR. Sobre o diaconato sim, contudo o conteúdo sacro ainda menciona para tal posição HOMEM MARIDO de uma só mulher. De tal forma que seja BISPO, PRESBÍTERO OU PASTOR fala da mesma pessoa, com ligeira diferença do serviço oferecido. Da responsabilidade menor para maior a escala seria Presbítero, Pastor, Bispo. Da escala de responsabilidade maior para menor, seria então: Bispo, Pastor, Presbítero. Sempre no masculino, sempre homem de verdade como preceitua Deus a Moisés em Êxodo 18:21 dizendo: "E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez".

Pela Bíblia: Bispo, que vem da palavra grega episkopos, quer dizer supervisor ou superintendente. Veja este texto de Filipenses 1:1: “Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos”. Presbíteros são, pela Palavra de Deus, os mais velhos e experimentados, pessoas de maior vivência e aptos a aconselharem os demais. Alguns textos bíblicos: Atos 11:30 - 14:23 - 15:2,4,6,22,23 - 16:4 - 20:17 - 21:18 – 1ª Timóteo 5:17,19 - Tito 1:5 - Tiago 5:14 – 1ª Pedro 5:1 - 2ª João 1:1 – 21 - 3 João 1.
Assim desde o antigo testamento a Palavra já apontava para o ser masculino desempenhando tais papéis. Vejamos (Números 27:15-19): “Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles”.
Veja agora o conselho e o temor de Paulo (Atos 20:26-30): “Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

PARA FINALIZAR, um texto da Carta Pastoral que fala por si só: Tito 1:5-16 “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido(HOMEM DE VERDADE) de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; 
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e REPROVADOS para toda a boa obra.
CAPÍTULO 2:1-4
Tú, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; as MULHERES idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus NÃO SEJA BLASFEMADA.
Assim, em nenhum ponto das Sagradas Escrituras, Deus autoriza ou mesmo permite mulheres pastoras, presbíteras, bispas ou coisas semelhantes a estas.
No Antigo Testamento, em Deuteronômio 12:32 Deus orienta advertindo: “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”. No Novo Testamento, em Apocalipse 22:18 Deus diz: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém”.

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade (Mateus 7:22, 23).

Este é o conselho; conselho de Deus.

O que foi escrito, assim foi não para agradar a homens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCIPAIS RELIGIÕES DO MUNDO E SEUS FUNDADORES

AS PRINCIPAIS SEITAS E SEUS LÍDERES