ARREBATAMENTO

ARREBATAMENTO DA IG. FIEL

“Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade”. Pv 2:3-7


"Segui a PAZ com todos, e a SANTIFICAÇÃO, sem a qual ninguém verá o Senhor" Heb.12:14

Não raro, quando nos colocamos no campo para realizar o IDE que nos foi outorgado pelo Senhor Jesus fazemos, em geral, um tremendo esforço para dizer: "OLHA, ACERTE SUA VIDA, PORQUE AS PROFECIAS ESTÃO SE CUMPRINDO". Dizer isto, aliás, é dizer uma tremenda verdade, maior inclusive do que muitos podem perceber; verdade que, aliás, deveria no mínimo estremecer nossas entranhas. Mas como seria se aquela pessoa que está sendo evangelizada nos indagasse a respeito das profecias cumpridas, já que as estamos sugerindo como razão para um acerto de vida com Cristo; e não as conhecêssemos para citar, ao menos uma sequer? Certamente cairíamos em confusão de rosto, e todo o nosso esforço de evangelismo cairia por terra... Mas, certamente, não é esta a vontade do Senhor.
Durante os dias do seu ministério, o Senhor Jesus fez uso de uma palavra que já se encontrava nas escrituras, a qual Ele certamente queria que ficasse incutida na mente de todos quantos se achegassem a Ele, ou ainda todos quantos assim deveriam proceder, e disse: "ERRAIS NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS E NEM O PODER DE DEUS" (Mat.22:29). E é com este desejo; o de aprimorar o conhecimento nas coisas concernentes ao nosso Deus e Pai, é que apresentamos o presente estudo.

Desejando que este estudo seja útil para sua vida, sua fé e seu ministério, reiteramos a Deus o nosso voto de gratidão pela eterna salvação que de graça ELE nos ofertou através do sangue inocente que seu Unigênito Filho derramou no calvário no seu e no meu lugar.


Vamos primeiro entender alguns ensinos teológicos: Iº


1.2 - AS 3 PRINCIPAIS ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA


1ª) A Pretérita, que sempre interpreta olhando para o passado, desprezando assim todo desenrolar escatológico e redentor sobre a igreja;
2ª) A Futurista que sempre interpreta olhando para o futuro, nunca para o tempo              presente;
3ª) A Histórica, também conhecida como ”Progressista”, ou ainda “Contemporânea”, que interpreta os fatos bíblicos segundo o desenrolar da história.

1.3 - AS 4 PRINCIPAIS MANEIRAS DE INTERPRETAR A BIBLIA


1º) a interpretação por referência;
Ex.: A bíblia cita Jesus como bom Pastor? Sim: em João 10:11

2º) a interpretação por inferência;
Exemplos de como interpretar a bíblia:

Pergunta: o apostolo Pedro era casado? Sim: (MT 8:14) "E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre.". Onde a inferência? Ora, se Pedro tinha sogra, por conseguinte tinha também esposa. Veja que o texto não diz “ex-sogra”, mas literalmente “sogra”.

3º) a interpretação por especulação;
Ex.: Aqui entra o que as seitas praticam com suas marcações de datas para os eventos bíblicos, assim como a insistente negativa por grande parte dos tais sobre a existência do céu e do inferno quando o próprio Senhor Jesus deixou isto muito claro.

4º) a interpretação por conjecturas.
Ex.: é aquilo que vemos constantemente, principalmente mostrados pelas diversas seitas modernas, com a exposição pública de certas revelações dadas por (dizem eles) “Jesus Cristo”, e coisas mais, e que no fim se mostram como grandes falácias.


1.4 – EM TODO TEXTO BÍBLICO SEMPRE ENCONTRAREMOS 3 COISAS


1)      Um princípio
2)      Um mandamento
3)      Uma ordem

ALGUMAS REFERÊNCIAS

SOBRE O ARREBATAMENTO DA IGREJA FIEL:
Vale lembrar que existem cerca de 1.845 citações sobre o retorno de Jesus Cristo.
Cantares 6:1 – Joel 2:16 – Isaías 17:11 - 26:19,21 – 57:1,2 – João 14:3 –
Mal. 3:17,18 - Ecl. 6:6 – Dan 12:1,7 – Mat. 24:27,31,36,40,42 – João 5:25 –
Jer. 30:7,8 – Rom. 5:9,10 – 10:11 – I Cor. 15:23,51,53 – Ef. 4:30 – II Co 1:10 –
Col 3:4 – I Tss 1:10 – 4:15,17 – 5:9 – II Tss 2:6-8 – Lc 21:27,28 – Apoc 3:10 – 19:7-9 – Sof 2:3 - Heb 9:28, e outras;

RETORNO DE JESUS À TERRA JUNTO COM A IGREJA FIEL:
Jer 30:8 – Zac 12:10 – 14:4,5 – Lc 21:27 – Atos 1:11 – Col 3:4 – I Tss 3:13 – 4:14 -
II Tss 1:7-10 – Judas 14,15 – Apoc 1:7

A FUNÇÃO DOS ARREBATADOS NO MILÊNIO:
SACERDOTES: Apoc. 20:6
REIS E SACERDOTES: Apoc. 1:6
REIS SOBRE AS NAÇÕES: Apoc. 2:26
SACERDOTES E LEVITAS: Isaias 61:6
ENSINADOR DE JUSTIÇA: Joel 2:23
PASTORES QUE APASCENTEM: Jeremias 23:3,4
ARREBATAMENTO

            Na verdade, este acontecimento esperado pela igreja fiel, O ARREBATAMENTO, conforme a profecia dada pelo próprio Senhor Jesus no livro de Lucas 21:25-28, teria alguns sinais especialmente nítidos, que de forma inequívoca, deveria servir para, no mínimo, deixar a igreja atenta e bem acordada.

            Não devemos nos esquecer de que a Palavra de Deus é eterna, e que quando o Senhor Jesus discorria sobre a sua vinda para arrebatar a igreja, Ele disse o seguinte: “25:  E haverá sinais no 1sol e na2 lua e nas 3estrelas; e na terra4 angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do5 mar e das ondas. 26:  Homens desmaiando de terror, na expectação das 5coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do 6céu serão abaladas. 27:  E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. 28:  Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” (Lucas 21:25-28).
           
Vejamos, então, detalhadamente o conteúdo deste texto:
1º) “25:  E haverá sinais no 1sol...”. Veja algumas noticias relacionadas:

SOL
a) Segunda-feira, 27 de Junho de 2005  -  Artigo de ACABRA.NET - Jornal Universitário de Coimbra.
O ministério da saúde paquistanês informou ontem que a vaga de calor que afeta aquele país já provocou pelo menos 129 mortes. A zona mais afetada é a da província de Punjab, no leste do país, onde as temperaturas já ultrapassaram os 50 graus. A capital Islamabad também foi atingida pela onda de calor, chegando aos 45 graus no passado sábado.
“E haverá sinais no 1sol”

b) PERNAMBUCO.COM  -    Edição de Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2003
ROMA - O ministério (da saúde) estimou que 34.701 pessoas acima dos 65 anos morreram durante o período de 16 de julho a 15 de agosto (30 dias). Em 2002, foram 29.896 - um crescimento de 14%.
“E haverá sinais no 1sol”


c) 25/01/2006 - 15h19 – Folha Online
O ano de 2005 foi o mais quente da superfície do globo terrestre desde o final do século 19, quando se começou a medir e revelar as temperaturas cientificamente, anunciou a Nasa, a agência espacial americana
“E haverá sinais no 1sol”

d) 19 DE MAIO DE 1.780 - O DIA ESCURO. Neste dia aconteceu que desde as 10 horas até as 24 horas não houve um único sinal de luz. Naquela época todos igualmente julgavam ter chegado o fim do mundo, e o dia do grande juízo de Deus sobre os homens. Conforme relatos da época, a escuridão era a tal ponto que era como que palpável. E nem mesmo fazendo-se uso do lampião podia enxergar mais que um palmo à frente. O que intriga neste caso é que apesar de todos os relatos históricos a respeito, a ciência nunca conseguiu explicá-lo, visto naquele ano e dia não havia nenhuma incidência ou possibilidade de um eclipse. E, apesar disto, nem sol nem lua apareceram naquele dia e noite, deixando ai um grande mistério para a ciência que reluta em não aceitar e crer nas palavras de nosso Deus e Senhor Jesus. ( veja Mat 24:29)

e) 1.991. Naquele ano, precisamente no dia 25 de outubro, houve uma tão grande explosão no sol que as redes elétricas da maior parte dos Estados Unidos, e também parte da Europa, se desarmaram. À primeira vista inexplicavelmente, até que se relacionou com a explosão captada pela NASA.   
(Veja Lc 21:25) - ... (as explosões no sol  e seus efeitos...)

Então, até aqui temos vistos alguns sinais ocorridos sol... “E haverá sinais no 1sol”, lembra-se?

LUA
Ainda no versículo 25 de Lucas 21 diz: “...e na2 lua....”

1.969. Neste ano, precisamente no dia 20 de julho, mais de 600 milhões de pessoas (quinta parte da então população mundial) assistiam pela TV o primeiro homem a pisar na lua: Neil Armstrong, astronauta norte americano e membro da tripulação da nave Apolo 11, seguido do seu companheiro Buzz Aldrin. Depois veio Apolo 12 com os astronautas Charles Conrad e Alan Bean. Depois foi a vez da nave Apolo 14, apolo 15 e Apolo 16 comandada por John Young e James Irwin, todas, segundo a NASA (agência espacial norte americana) obtiveram êxito na sua missão lunar. Os últimos homens a pisarem na lua foram os astronautas da Apolo 17 em dezembro de 1.972.
“25:  E haverá sinais no 1sol e na2 lua (...) e nas 3estrelas

ESTRELAS
13 DE NOVEMBRO DE 1.833 – CHUVA DE ESTRELAS. Neste dia aconteceu algo bastante estranho. Algo que intriga a ciência até os dias de hoje e evento para o qual a ciência não encontrou salutar explicação. Conforme relatos históricos, neste dia, já adentrando a noite, todo o céu da Europa e também dos Estados Unidos foram repletos de uma inundante chuva de estrelas que fez daquela noite para sempre inesquecível, tal era o esplendor e a beleza e que nenhum homem jamais, mesmo com o uso da mais avançada tecnologia poderia repetir tal a sua beleza e magnitude.   (veja Mat 24:29)

Já viu aquela primeira estrela que sempre surge no sol poente? Linda, não é? Sabia que não é uma estrela, mas sim um satélite brasileiro?
“Lc 21:25:  E haverá sinais no 1sol e na2 lua (...) e nas 3estrelas

Lembra-se dos cometas Halley. Halle Bop. E Tempel-Tuttle. Sim, como estrelas voadoras todos já assustaram os nossos irmãos terráqueos.

Mas.... lembra-se do texto de Lucas cobre o arrebatamento???
“25:  E haverá sinais no 1sol e na2 lua e nas 3estrelas; e na terra4 angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do5 mar e das ondas. 26:  Homens desmaiando de terror, na expectação das 5coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do 6céu serão abaladas. 27:  E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. 28:  Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” (Lucas 21:25-28).

O mesmo versículo 25 continua dizendo: “...e na terra4 angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do5 mar e das ondas.” ANGÚSTIA DAS NAÇÕES... será mesmo que precisamos comentar alguma coisa sobre a ANGUSTIA DAS NAÇÕES??? Que tal falar dos nossos milhares de irmãos africanos morrendo de fome ou morrendo pelas inúmeras pestes que assolam aquelas terras? Que tal falar do Zimbábwe, aonde morrem cerca de 200 pessoas por dia infectadas pelo vírus da AIDS... ANGUSTIA DAS NAÇÕES... que tal falar de paises como Iraque e Oriente Médio, como um todo, em dificilmente se passa um dia sem que homens-bomba se destroem por causa de um fanatismo religioso desenfreado como, aliás, temos visto nestes últimos dias por causa das tais charges publicadas.

ANGUSTIA DAS NAÇÕES... que tal falar do nosso amado e querido Brasil, aonde pagamos impostos e mais impostos tudo para ter alguns direitos básicos e essenciais, mas somos jogados e tratados como apenas escorias que para nada servem. Que tal falar dos nossos queridos irmãos, parentes e amigos que precisam deixar sua terra natal (quantos de nossa querida cidade) para irem para outros paises buscarem o pão para os filhos.

ANGUSTIA DAS NAÇÕES, é apenas uma partizinha do que cita o versículo 25 de Lucas capítulo 21. uma palavrinha tão pequena... mas que significa tanto. Angustia dos nossos irmãos nordestinos que precisam caminhar milhas e milhas em busca de uma lata d’agua para dar de beber aos filhos ainda inocentes.

Mas o texto literalmente diz: ; e na terra4 angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do5 mar e das ondas. BRAMIDO DO MAR E DAS ONDAS... temos mesmo que falar da TSUNAMI que arrasou mais de oito países num brevíssimo espaço de horas??? Falemos então:
26/12/2004. O maior maremoto de que se tem noticia aconteceu nesta data destruindo vilas inteiras em diversos países asiáticos, tais como: Malásia, Mianmar, Tailândia, Somália, Maldivas, Sri Lanka, Índia, e Indonésia, dentre outros. O país mais atingido foi a Indonésiacontando próximo de 230 mil mortos. Com o efeito da “tsunami”, as ondas, com mais de 10 metros de altura, invadiram praias e destruíram povoados inteiros, ceifando mais de 285 mil pessoas na sua totalidade, e deixando mais de 5 milhões de desabrigados (estes últimos números foram divulgados em 25 de janeiro de 2005).  (veja LC 21:11)

BRAMIDO DO MAR E DAS ONDAS: Um navio egípcio de passageiros naufragou nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro (2006) no mar Vermelho com 1.400 pessoas a bordo, entre o porto saudita de Dubah e o porto egípcio de Safaga. Das 1400  pessoas que estavam a bordo, mesnso de 400 foram resgatadas... os demais??? ; e na terra4 angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do5 mar e das ondas.

Mas o texto de Lucas 21 continua falando, e diz: “26:  Homens desmaiando de terror, na expectação das 5coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do 6céu serão abaladas.”  Este texto diz que “as virtudes do céu serão abaladas”. Mas o que é mesmo virtude? O dicionário AOL diz: Virtude: “dom, poder, privilégio”. Você se lembra de quando o Senhor Jesus curou aquela mulher do fluxo de sangue? Ele diz que sentiu sair VIRTUDE de si. Ou seja: sentiu sair PODER. E o que encontramos neste texto de Lucas 21:26 é exatamente isto: “26:  Homens desmaiando de terror, na expectação das 5coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as VIRTUDES do 6céu serão abaladas.” Ou seja: os poderes do céu serão abalados.... e cada dia, o homem se atreve mais e mais. Cada dia uma nova fronteira a ser desbravada. Homens na nossa lua, robôs como o “Spirit” e o “Opportunity” rodando no solo do Planeta Marte desde janeiro de 2004, e ainda fatos como o ocorrido em 12 janeiro 2005, quando a DEEP IMPACT foi lançada para colidir com o Cometa Tempel 1, que de fato ocorreu em 04 de julho de 2005. Uma arma, enviada pelo homem desde a face da terra, corta todo o espaço para atingir um cometa que passa pelo céu... AS VIRTUDES DO CÉU SERÃO ABALADAS.
Mas, o gostoso deste texto está particularmente nos versículos 27 e 28, que dizem: “E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. 28: Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” (Lucas 21:25-28).

Prestou atenção??? “E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.” E você querido amigo, está pronto para VER Jesus voltar numa nuvem cheio de glória? Está? Eu te digo que eu não estou pronto para isto... PORQUE NESTE ATO EU ESTAREI SUBINDO E NÃO TEREI TEMPO PARA APRECIAR A CENA. Na verdade dela eu desfrutarei, mas fazendo parte dela juntamente com a igreja amada de Jesus Cristo, adquirida com preço de sangue naquela cruz do calvário.  Lembra do texto: Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Coríntios 15:52). Outro texto deixado pelo Espírito Santo através do Apóstolo Paulo: 1ª Tss 4:13-18.  13  Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14  Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 15  Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18  Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Agora, preste bem atenção numa coisa: o vesículo 28 de Lucas 21 diz: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”.

Mas, e aquele famoso texto de Mateus 24:14 que temos ouvido a tantos anos como sendo o marco para o arrebatamento da igreja? Se lembra do texto? Veja o que diz: “ E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. A quanto tempo você e eu temos ouvido que é necessário que o evangelho seja pregado em todo o mundo para que o arrebatamento aconteça. Temos ouvido da JANELA 10/40, do Oriente, dos paises árabes, e de quantos lugares mais. Mas preste atenção no que diz o texto de Mateus 24:14: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O FIM MEU AMIGO??? Eu não!!! O que eu espero é o arrebatamento da igreja fiel. Isto eu espero.

Vamos então lembrar do conteúdo do texto de Lucas 21:28: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”. VOCÊ ESPERA PELA REDENÇÃO DA IGREJA? EU TAMBÉM, então neste caso para de olhar para a vida do pastor, do irmão, da irmã, e comece rapidamente a olhar para o alto, porque é de lá que vem o Senhor todo poderoso. O ÚNICO MERECEDOR DE TODO LOUVOR, GLÓRIA E HONRA hoje e sempre. AMÉM!!!

*************
Você podia perguntar: Pr Dhennis, mas como fica a questão do julgamento pelo qual a igreja vai passar? QUEM TE ENSINOU QUE A IGREJA DE JESUS CRISTO VAI PASSAR POR ALGUM TIPO DE JUIZO??? ONDE ESTÁ ISTO NA BÍBLIA??? Não confunda Juízo das Nações, dos ímpios, dos rebeldes com a igreja de Jesus Cristo. Comprada, lavada e remida pelo sangue inocente do Unigênito de Deus.

Veja o que já no AT era dito (Malaquias 3:18): “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.”

AGORA, ponha bastante atenção neste texto (1 Pe 4:17): “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” QUE JULGAMENTO É ESTE ENTÃO??? Você tem o direito de estar perguntando. ESTE É O ARREBATAMENTO COMPANHEIRO, o julgamento que acontece no dia a dia, no minuto a minuto. O seu testemunho, a sua vida, a sua pratica. FOI ARREBATADO??? PASSOU NO JULGAMENTO.... felicidade eterna com Jesus Cristo. AMÉM!!!

Não esqueça: ”Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1ª Pe 2:9

GALARDÃO

            Depois de arrebatada, a igreja viverá no céu aquela parábola apresentada pelo Senhor Jesus, onde discorre sobre as dez virgens, cinco loucas e cinco prudentes (Mateus 25:10).

            Neste ponto, a igreja estará participando do TRIBUNAL DE CRISTO, onde cada um dos que houverem subido, estarão diante do Senhor, para receber o seu galardão (I Cor. 3:11 a 16 – Hebreus 10:30). Aqui se encontra o relato do prêmio que cada um receberá do Senhor. E este prêmio (galardão), vale lembrar: não será somente pela sua fé, visto que esta Deus te deu de graça, sem que você se esforçasse para obtê-la. Nem será pelo fato de ter sido arrebatado, mas sim pelas obras outorgadas pelo Senhor, as quais compete a você a realização (I Pedro 1:16 a 19 - Apoc. 14:13 – Tiago 2:14,17 – Mc 16:15 a 18).

1ª Cor 3:11-15 “ Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12  E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13  A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14  Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15  Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.”

Vale lembrar aqui uma coisa deveras importante: A IGREJA NÃO RECEBE E NEM PASSA PELO JULGAMENTO OU JUÍZO, VISTO QUE O SEU JULGAMENTO É AQUI MESMO NESTA VIDA ( cpr. I Pedro 4:17 – II Tm 4:1 – Ez 9:6).

1ª Pe 4:17 “ Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCIPAIS RELIGIÕES DO MUNDO E SEUS FUNDADORES

AS PRINCIPAIS SEITAS E SEUS LÍDERES