AS PRINCIPAIS SEITAS E SEUS LÍDERES



-->
1) "IRMÃOS DA SANTA CRUZ", fundada pelo peruano Francisco Silva da Cruz numa aldeia ticuna na margem esquerda do Alto Solimões. Todos os seus integrantes, em torno de cem, fazem continência, rezam e trabalham 17 horas por dia. Estão no Amazonas.

2) "ASSOCIAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO PARA UNIFICAÇÃO DO CRISTIANISMO MUNDIAL", ou "Igreja da Unificação", pertence ao reverendo coreano Sun Myung Moon, e já conta com cerca de oito milhões de fiéis em 160 países. No Brasil reúne 40 jovens de todo o mundo para treinamento. O reverendo Moon é acusado de fazer lavagem cerebral nos seus seguidores. Estão no Mato Grosso do Sul.

3) "SUPREMA ORDEM UNIVERSAL DA SANTÍSSIMA TRINDADE", são liderados por um homem que se intitula Inri Cristo, reúne em torno de si cerca de 100 discípulos que acreditam estar seguindo a reencarnação de Jesus num bairro pobre da cidade de Curitiba no Paraná. O tal Inri Cristo possui uma ficha policial que certamente faz inveja a qualquer bandido neste país.

4) "LINEAMENTO UNIVERSAL SUPERIOR". Seus líderes foram suspeitos, em 1.992, de estarem envolvidos na morte de crianças em rituais religiosos em Guaratuba, no litoral do Paraná, e em Altamira, no Pará.

5) "ORDEM APOSTÓLICA". Esta seita foi formada por ex-hippies que adotam nomes em hebraico. A seita foi acusada de aliciar menores em Londrina em 1.993. Nos Estados Unidos eram conhecidos como Jesus Freaks, ou Doidões de Jesus.

6) U.D.V. "UNIÃO VEGETAL", originada com o seringueiro José Gabriel da Costa, Em Porto Velho - Rondônia no dia 22 de junho de 1.961, numa ramificação do *Santo Daime (*outra seita), que ganhou o Brasil pregando a purificação e o autoconhecimento através do aluninógeno chá de ayahuaska. Estão por todo o país, onde já contam, no início do ano 2.001, com mais de 76 núcleos (um deles no distrito de Pontal em Gov. Valadares), e até fora do Brasil.
“Mestre” Gabriel, como é chamado, nasceu em 10/02/1.922 em Feira de Santana BA., e faleceu em 24/09/1.971 em Brasília DF. Para diferenciar das outras que usam o mesmo chá, adotaram para o chá o nome de VEGETAL OASKA. São XAMANISTAS, que se entende por “pessoa de grande variedade de culturas arcaicas; ou o mesmo que: pagés, curandeiros, magos, videntes dentre outros. Na verdade, o xamanista engloba todas estas castas. Fazem parte do grupo intitulado: “A Arte do Êxtase”.
“Mestre” Gabriel começou pregando a união de todas as doutrinas, mas com uma tendência muito forte ao chamado “espiritismo cristão”. Neste início de milênio, segundo dados da Internet somam algo em torno de 6.000 (seis mil) adeptos.
N.B.: O que o “mestre” Gabriel fez foi aproveitar a explosão de desbravadores que aconteceu em Rondônia com a descoberta das minas de cassiterita na década de 60 e 70 para ai se instalar criando sua perniciosa seita. Em 1.970 a população era algo em torno de 111 mil habitantes, em 1.980 passou para 490 mil, e em 1.993 passou para 1,2 milhão.

7) "PENITENTES DO ROSÁRIO DA MÃE DE DEUS". Vestidos de azul e branco, seus integrantes (que não são muitos), não fazem sexo e todos se chamam José Alves de Jesus ou Maria Alves de Jesus. Os seguidores desta seita acreditam que o Cariri é a Terra Prometida. Estão no Ceará.

8) "PENITENTES DO SITIO CABECEIRAS". Reúnem-se em grupos de 12 liderados por um homem que se intitula decurião. As mulheres procuram purgar a alma através de orações e os homens recorrem a golpes de chicotes. Estão localizados no Ceará.

9) "BORBOLETAS AZUIS", estão sediados em Campina Grande. A Casa de Caridade Jesus no Horto ficou conhecida depois que seus 700 adeptos esperaram o dilúvio no dia 13 de maio de 1.980. Depois do fracasso da expectativa a cerca do dilúvio, o número de adeptos diminuiu, mas voltaram a ser de bom número. As seitas sempre tendem a crescer, afinal o caminho do mundo é mais largo e mais fácil. Eles estão localizados na Paraíba.

10) "ORDEM ESPIRITUALISTA CRISTÃ VALE DO AMANHECER". Foi criada na década de 60 pela médium sergipana *Tia Neiva ( *nome também usado para identificar a seita). A seita promove o sincretismo religioso ao venerar dos faraós do Egito a Iemanjá. Eles contabilizam 36 mil adeptos no Distrito Federal, e outros tantos espalhados pelas diversas regiões do país. Em Governador Valadares eles estão localizados no Córrego dos Borges.

11) "CÉU DO MAR" Busca expandir a consciência com o Santo Daime, chá que mistura o cipó jagub e a erva rainha. Ganhou fama ao cativar artistas como Lucélia Santos, Nei Mato Grosso, e outros. Atrai mais de 200 pessoas a cada culto. Estão localizados no Rio de Janeiro.

12) "MENINOS DE DEUS", ou "A FAMILIA". Tem origem nas pregações de David "Moisés" Berg, nos Estados Unidos e foi rebatizada mundo afora. No Brasil, por exemplo, eles são chamados de "A FAMILIA". Foram acusados em 1.989 de sequestros de crianças em Porto Alegre, e em 1.993 de abuso sexual de menores na Argentina.

13) "IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL", fundada por Mokiti Okada (conhecido como Meishu-Sama) em 1.935 no Japão. Em japonês o nome da igreja é Sekai kyusei-kyo (=religião para a salvação do mundo). No Brasil ela chegou em 1.955, e até 1.998 já contava com cerca de trezentos mil adeptos. Adoram vários deuses, dentre eles o próprio Meishu-Sama.

14) "SOCIEDADE TEOSÓFICA", fundada pela médium Helena Petrovna Blavastky em 1.875. Esta seita está bastante ramificada no Brasil. O mesmo que Movimento da Nova Era.

15) "TABERNÁCULO DA FÉ". Esta seita foi fundada por Willian Marrion Branham (1.906-1.965). O batismo é feito somente em nome de Jesus, numa refutação à Trindade e ao ensino bíblico. Apresentava-se como apóstolo invocando para si a mesma autoridade que os Apóstolos de Cristo e os escritores sacros. Tornou-se conhecido como o Mensageiro do Apocalipse .

16) "SÓ JESUS". Fundada por John S. Schepp em 1.913 comete o erro imperdoável de ensinar que para ser salvo é necessário apenas o ato batismal, ficando assim a regeneração e o novo nascimento (nova aliança) lançados de fora. Quanto a perseverar até o fim, conforme ensinado nas Sagradas Escrituras, não existe para eles. Para eles a formula da salvação é o batismo. Esta igreja, depois de diversos cismas, deu origem, numa de suas ramificações, a Igreja Pentecostal Unida do Brasil.

17) "LEGIÃO DA BOA VONTADE". A bem da verdade, para se estudar a LBV temos que, primeiramente, estudar o espiritismo como um todo, fazendo inclusive uma junção com o kardecismo, visto que tanto um como outro tem o mesmo fundamento, e navegam dentro do mesmo barco cujo leme é o mesmo, e guiados pelo mesmo capitão: um Jesus falsificado.
O ponto base destas seitas heréticas é a reencarnação. Coisa aliás já de bastante tempo percorrendo a face da terra, desde a antiga Grécia, através da influência hinduísta. Basta que lembremos a pergunta feita por Jesus aos discípulos sobre quem o povo dizia ser Ele, e a resposta foi bordada de reencarnação, ao dizerem que o povo cria ser Ele Elias, ou Jeremias, ou o próprio João Batista, ou um dos antigos profetas... pura reencarnação, que aliás Jesus refutou. Em tempo menos antigo, encontramos as irmãs Kate e Margareth Fox, em 1.848, em Hydevislle EUA, fazendo a iniciação ao espiritismo e, como que, restaurando-o. Ao mesmo tempo o médico e professor francês Hipolyte Léon Denizard Rivail, rebatiza-se com o nome de Allan Kardec, alegando ser este o seu nome em encarnação anterior, e vem a tornar-se, por sua influência e escritos, o mais influente médium espírita, sendo os seus escritos, principalmente o Livro dos Espíritos, mais venerados que a própria Bíblia.

18) "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ". Seita herética criada por Charles Taze Russell, nascido em 1.852, em Allegheny - Pensilvania EUA. Russel filho de pais presbiterianos, inicialmente, pertenceu à igreja Congregacional, e em seguida à igreja Adventista. Em 1.872 organizou sua primeira classe "bíblica" e começou a divulgar suas heresias. Seu sucessor, o juiz Joseph Rutheford efetuou nada menos que 148 alterações nos ensinos de Russell, inserindo ainda mais heresias aos ensinos ministrados. Estão no Brasil desde 1.920. Dentro de suas doutrinas se encontra coisa como estas: 1) Deus levantou Jesus da morte como espirito e não como homem [Hijos, pag. 109]; 2) Em 1.874 aconteceu a Segunda Vinda de Cristo à terra; 3) Em 1.914 Cristo foi entronizado como Rei do Mundo, tendo findado ai o tempo dos gentios; 4) Em 1.918 Cristo veio a seu templo, ressuscitou os mortos em Cristo, e começou o juízo final; 5) Segundo o seu entendimento, a Batalha do Armagedom se resume em que em breve os russelitas se reunirão numa grande batalha contra todas as religiões organizadas e também contra todas as forças políticas existentes e vencerão esta batalha, etc. etc..


19) "IGREJA DA UNIFICAÇÃO". Fundada em 1.952 por Yong Myung Moon (=Dragão Brilhante), norte coreano, nascido em 1.920. Quando mais tarde, em 1.946, mudou o seu nome para Sun Myung Moon (= sol e lua brilhantes). Segundo Moon, quando tinha 16 anos de idade, Jesus lhe apareceu e o instruiu a cerca da continuidade da obra de salvação do homem através de sua pessoa. Primeiro Jesus teria lhe falado que fracassou ao não completar o trabalho que veio fazer na terra, pois deveria ter se casado com a judia Angélica, pela qual estava apaixonado, mas que a morte o impediu. Nesta suposta
aparição, Jesus teria orientado Moon a dar sequência ao trabalho, e a apresentar-se como o Senhor do Segundo Advento. Segundo Moon, o maior fracasso de Jesus é que Ele deveria ter se casado com a tal Angélica e constituído uma família de pessoas puras e perfeitas na face da terra, e não o fez. Dentre as maiores heresias estão: 1) A cruz é o símbolo do fracasso de Jesus que não deveria ter sido crucificado, mas casado e gerado uma raça pura; 2) O Espírito Santo não faz parte da Trindade, mas é a reunião de vários espíritos bons que vêm a terra para auxiliar os vivos; 3) As orações devem ser feitas em nome do Pai, e não em nome de Jesus; 4) O livro Principio Divino, que contem as "revelações" de Moon, tem mais autoridade que a Bíblia; 5) Após a "revelação" do Principio Divino, o Novo Testamento perdeu o valor; 6) Os espíritos dos mortos influenciam e ajudam os vivos; 7) E, talvez a sua maior heresia, declara que Jesus é filho de Maria com o sacerdote Zacarias; 8) Segundo Moon, Jesus morreu por causa da traição de João Batista, etc., etc..
Moon, um dos homens mais ricos do mundo, tem em seu império algumas empresas, como: Wacom, empresa de computadores; Victoria Plaza, um dos melhores hotéis do Uruguai; Jornais em vários países, inclusive o Washington Times dos Estados Unidos; o terceiro maior banco do Uruguai e tantos empreendimentos mais, inclusive no Brasil, como por exemplo a Fazenda Nova Esperança, no Mato Grosso do Sul; o seu maior empreendimento é a empresa Tong II Ltda, fabricante de fuzis M-16. Possui também o Seminário Teológico Unido, em São Bernardo do Campo SP.. Moon além de ter sido preso na Coréia, também cumpriu pena nos Estados Unidos, por sonegação fiscal.
O Livro da Igreja da Unificação, Principio Divino tem para eles mais valor que a própria bíblia. E, dentre as heresias ensinadas e praticadas pela seita, vamos citar as 10 principais, que são: *1) Jesus fracassou em sua missão redentora por não ter constituído família; 2) A cruz é um símbolo do fracasso de Jesus Cristo que não deveria ter sido crucificado, mas casado e gerado uma raça pura; 3) O Espírito Santo não faz parte da Trindade, mas é reunião de vários espíritos bons que vem a terra para auxiliar os vivos; 4) As orações são feitas em nome do Pai e não em nome de Jesus, o único mediador entre Deus e os homens, como ensina a bíblia; 5) Ao invés de ter sido gerado pelo Espírito Santo, como diz a bíblia, Jesus foi concebido a partir de uma relação sexual de Maria; 6) O Livro Principio Divino, que contém as supostas revelações a Moon, para seus seguidores tem mais autoridade que a bíblia; 7) Só através do matrimônio é possível ter comunhão com Deus. Quem é solteiro não pode alcançar a plenitude espiritual; 8) Orientado por “revelações” , o reverendo Moon determina pessoalmente os casamentos, apenas por informações e fotografias dos seguidores; 9) As palavras do Novo Testamento perderão sua luz quando vier o Senhor do Segundo Advento, com uma nova palavra; 10) Os espíritos dos mortos influenciam e ajudam os vivos (*até aqui extraído da Revista Vinde nº6 1.996).


20) "MORMONISMO". Criada por Joseph Smith Jr., nascido aos 23 de dezembro de 1.805, e morto aos 27 de junho de 1.844 num cárcere. O Mormonismo é, das seitas existentes na atualidade, uma das mais perniciosas, levando mesmo os descuidados a um distanciamento da presença do Deus Verdadeiro, tal a variedade de heresias e distorções por eles ensinadas. Segundo os ensinos e registros encontrados no próprio Livro de Mórmon, o livro foi escrito por muitos profetas antigos em placas de ouro, e resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon. Mais tarde, Mórmon entregou o relato a seu filho Morôni,que acrescentou algumas palavras... e ocultou as placas no Monte Cumora. A 21 de setembro de 1.823, o mesmo Morôni, então um ser ressurreto e glorificado (anjo), apareceu ao profeta Joseph Smith e instruiu-o a respeito do antigo registro e da tradução que seria feita para o inglês. No devido tempo as placas foram entregues a J. Smith, que as traduziu pelo dom e poder de Deus... o profeta Joseph Smith declarou: "Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da terra (inclusive a Bíblia) e a pedra fundamental de nossa religião (a pedra fundamental é Cristo)... Jesus Cristo é o Salvador do mundo, que Joseph Smith é o seu revelador e profeta nestes últimos dias, e que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o reino do Senhor restabelecido na terra".
Segundo as palavras do próprio J. Smith, foi na noite de 21 de Setembro de 1.823 que recebeu a primeira visita do ser de luz que se apresentou pelo nome de *Morôni (*o citado filho de Mórmon que recebera os escritos do pai e acrescentara algumas notas), que lhe falou das citadas placas de ouro escondidas no monte Cumora, proximo à Vila de Manchester, no Condado de Ontário, Estado de Nova Iorque. Sendo que após 4 anos de encontros consecutivos, já no dia 22 de Setembro de 1.827, no local das placas, estas lhe foram entregues para que fossem traduzidas, e posteriormente devolvidas ao suposto anjo. Ainda acrescenta J. Smith: "Quando o mensageiro os reclamou, de acordo com o combinado, entreguei-os a ele, que os tem sob guarda até esta data, dois de maio de 1.838". As tais placas a que se referem as revelações estão divididas em quatro, que são: 1) as Placas de Néfi; 2) Placas de Mórmon; 3) Placas de Éter; e 4) As Placas de Latão, sendo que nas notas destas se encontram "muitas citações de Isaías e de outros profetas bíblicos e não-bíblicos que se encontram nestas placas, aparecem no Livro de Mórmon. Isto está registrado na explicação do Livro de Mórmon, por eles mesmos. Um dos grandes problemas enfrentado pelos Mórmons é que o próprio Smith diz ter devolvido tais placas ao anjo Morôni em 2 de maio de 1.838, [após traduzí-los]. Contudo, no próprio Livro de Mórmon. No final da página xii (12), está registrado que a primeira publicação, em inglês, aconteceu em 1.830, com o título THE BOOK OF MORMON. Mas como, se tais placas somente foram devolvidas ao suposto anjo Morôni oito anos mais tarde [após terem sido traduzidas?]. Como pode a publicação ter ocorrido 8 anos antes mesmo de terem sido traduzidas? Isto consta no testemunho do próprio Joseph Smith: "Logo verifiquei a razão de tão severas recomendações, para que os guardasse em segurança, e porque o mensageiro dissera que, quando eu tivesse realizado o que me fora ordenado[a tradução]ele viria buscá-los". Na introdução do Livro de Mórmon consta, como anteriormente citado, que "A 21 de setembro de 1.823, o mesmo Morôni, então um ser ressurreto e glorificado, apareceu ao profeta Joseph Smith e instruiu-o a respeito do antigo registro e da TRADUÇÃO que seria feita para o inglês" (pag v-introdução). Não seria este mais um dos muitos milagres operados por Smith?
Dentre as heresias, é ensinado a poligamia (os homens podem ter mais de uma mulher); que a lua é habitada; que Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo; que há pecados que o sangue de Jesus não pode purificar; batismo por procuração; batismo pelos mortos; casamento para a eternidade. O Livro de Mórmon, apesar de sua primeira publicação ter ocorrido em 1.830, já está, até o tempo atual, com 3.913 mudanças. E, como mostramos, outras já se fazem necessárias de acontecer.

21) "CATOLICISMO ROMANO". A palavra "católica" quer dizer "Universal". Contudo, a igreja que deseja ser "universal" e "apostólica", é a mesma que trás consigo o nome do império de ferro e barro visto por Daniel, e cujo objetivo era o de destruir tudo e todos na face da terra: o império romano. A mesma igreja que em 320 d.C. instituiu o uso de velas e rezas pelos mortos; em 403 a doutrina do *purgatório (fonte de renda ); em 890 canonização dos santos e adoração de imagens; em 1074, pelo papa Gregório VII, o celibato sacerdotal obrigatório; em 1.184(~) a instituição da "santa inquisição"; em 1.200 a venda de indulgência para perdão dos pecados (fonte de renda); em 1.213 a criação do confessionário; em 1.215 o dogma da transubstanciação da hóstia; EM 1.222 PROIBIÇÃO DA LEITURA DA BÍBLIA, no Concilio de Tolosa; em 1.316 a instituição da reza a "Ave Maria "; em 1.415 eliminação do vinho na comunhão; em 1.439 é confirmada a doutrina do *purgatório no Concílio de Florença (o purgatório foi novamente ratificado no Concílio de Trento em 1549-1.563); Em 1.517 o romanismo luta contra a reforma instituída por Martinho Lutero; em 1.540 criou-se a doutrina que equipara a tradição da igreja com a Bíblia; em 1.546 a introdução dos livros apócrifos no cânon bíblico do AT; em 1.854 dogma da imaculada concepção de Maria; em 1.870 dogma da infalibilidade papal; 1.950 dogma da presença real e corporal de Maria no céu - assunção de Maria -. Apontamos somente as que julgamos principais heresias do romanismo, mas é claro que o leque é bem maior. Aqui vale analisar a parábola da casa construída sobre a areia e a outra sobre a Rocha. O papa é o seu líder máximo.

22) Igreja Crescendo em Graça (cresciendo en Gracia - ou: Crowing in Grace International).O líder da seita José Luís de Jesús Miranda, autointitulado “Jesus Cristo Homem”, faleceu na terça-feira 13 de agosto por complicações em sua saúde. José Luiz de Jesus Miranda conhecido como sendo o “Jesus Cristo Homem”  incentiva seus fiéis a tatuarem o número 666, dizendo que este não era o número da besta revelado na Bíblia, mas sim que era o número da prosperidade, amor e riqueza. A seita foi fundada por ele no início da década de 1980 em Miami onde está o seu centro operacional. Eles possuem um canal de tv a cabo e operam em mais de 35 países. Num de seus atos de falsas profecias, anunciou que o mundo chegaria ao fim em 30 de junho de 2012 e que ele próprio assumiria um corpo celeste e seus seguidores passariam a governar o mundo. Passada a data e nada disto acontecendo, entrou em colapso e começou a definhar chegando à morte.
 

Comentários

Anônimo disse…
Quero Parabenizálo caro pastor. Só quem conhece a verdadeira, santa e indestrutível palavra de DEUS sabe que o senhor está falando a verdade.
Todas são sim "SEITAS" Heréticas, e faltam com a verdade. Inventaram uma bíblia própria para difundirem seus ensinos errados. Mas DEUS, o grande DEUS um dia os julgará por tudo o quem tem ensinado às pessoas.

Edilson Moura - São Paulo - Um crente em JESUS CRISTO - nossa única Esperança de vida eterna.
Anônimo disse…
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara"- João 8:32.
Gostei do que li Pastor.Hoje tenho uma nova vida em Cristo Jesus e a verdade me libertou.
Bom trabalho,que nosso Senhor continue lhe usando como instrumento edificador.
Anônimo disse…
boa tarde sou crente em jesus ,creio no pai no filho e no espirito santo. tenho certeza que o pastor recebeu muitas criticas mas fazem parte da cegueira do adversário cabe a nos orar a deus por eles para q deus abra suas mentes e de entendimentos das coisas santas,q e as suas escrituras sagradas que deus abençoe atodos.




























Anônimo disse…
gostei muito,dessas questões,explicadas, pelo pastor;
pois estamos vivenciando, o tempo
do farisaísmo, no qual,muitas igrejas se colocam como detentoras
da "verdade" pois tais denominações religiosas,usam a bíblia e outros livros para difundirem as suas heresias, sendo que a bíblia por se só é completa, não necessitando de nenhum outro livro para as suas explicações e revelações teológicas; Pois, para mim, qualquer igreja que usar livro(s)para ajudar interpretar a bíblia, mesmo sendo de "menor valor" denomina-se seitas. Além disso,essas igrejas ou seitas,denominam-se donas de toda verdade, através de seus fundadores que descobriram uma "verdade" até então oculta, sendo difundida através de livros espalhados aos seus adeptos; Eu queria mostrar para os mesmos, que eles deveriam analisar bem as profecias e escrituras feitas por seus fundadores; Pois tais "profecias" quebram princípios bíblicos;Por exemplo; os adventistas do sétimo dia, acreditam na profecia de Ellen White, quando disse; que o sinal da besta seria o domingo, que nesse dia não haveria nenhuma transação comercial,segundo a profecia de apocalipse, que ninguém pode comprar ou vender se não aquele que tiver...SE realmente o sinal da besta fosse o domingo, segundo White, quando houvesse o pôr do sol do sábado; todos que não são adventistas, não poderão realizar nenhum tipo de transação comercial,pois é assim que eles guardam o sábado,então acompanhem minha linha de pensamento; A Bíblia diz; que existe uma luta da carne contra o espírito, um opondo´-se ao outro... No dia de sábado à noite é o dia que homem de um modo geral, mais pratica a obras da carne, são festas traições em motéis,corridas de táxi...ou seja, é impossível não haver transações comerciais nesse dia; o que eu quero dizer com isso,é que a White lançou uma profecia que será impossível de se cumprir, e infelizmente os seus adeptos não prestam atenção nesse e em mutos outros detalhes... Meus irmãozinhos, a bíblia está acima de tudo ela é a regra de fé cristã, qualquer livro ou profeta que quebre um principio bíblico, o tal deve ser abominado.
Unknown disse…
GEENA. A forma Gr. do Heb. gē–hinnom, “”vale de Hinom” (Jos. 15:8; 18:16); também chamado Topheth (II Rs 23:10). A forma Gaienna ocorre na LXX em Jos. 18:16b. A palavra é usada como nome metafórico do lugar de tormento dos ímpios, após o julgamento final. O vale era o lugar da adoração idólatra de Moloque, o deus do fogo (“Acaz... queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou seus filhos no fogo”, II Crônicas 28:3; Cf II Crôn. 33:6; Jer 7:31; 32:35;. Lev 18:21 por esta razão, foi poluído por Josias (II Reis 23:10) para se tornar um lugar de lixo e abominação.

A ideia de um lugar de castigo eterno pelo fogo espiritual é frequente no Antigo Testamento (cf. Dt 32:22), “Um fogo se acendeu na minha ira e arde até o mais profundo do Seol,” ASV. Veja também Lev 10:2; Isa 30:27, 33; 33:14, 66:24; Dan 7:10, Sal 18:08; 50:3; 97:3. Este conceito combinado com a profecia de Jeremias, do mal contra o vale (Jer 19:2-10) desenvolveram uma crença em um lugar de punição espiritual para o qual o nome terrível Geena foi dado. Gaster (BID) sugere que a aplicação do nome da cidade segue a analogia do uso de tais lugares palestinos como Armageddon (Ap 16:16; Zc 12:11), Jerusalém (Gl 4:26; Ap 21,2), ou Sodoma (Ap 11:8) para conceitos espirituais.

Isso pode ser visto a partir da literatura judaica que a ideia era prevalente (Enoque 10:12-14): “[Os pecadores] serão levados para o abismo de fogo na tortura e na prisão serão presos por toda a eternidade.” Cf. também Enoque 18:11-16; 27:1-3; Judit. 16:17; II Esd 7:36, Sir 7:17; Oráculos de Sibilino 1, 10:3; IQM 2:8; Talmude, Aboth 1:6; Assunção de Moisés 10:10. Alguns escritores judeus achavam que as pessoas escolhidas seriam isentas e que a duração seria limitada. Filo, no entanto, ensinou que os judeus ímpios serão punidos também e eternamente (De Praem. Et Poen. 921). A natureza espiritual do inferno é corroborada pelo fato de que ela foi colocada no terceiro céu (Ascensão de Isaías 4:14; II Enoch 40:12; 41:2).

Mas a doutrina é mais explicitamente afirmada no ensino de Jesus. Jesus falou do inferno como um lugar de castigo futuro. Ele falou de “ser lançado na Geena” (Gr.; ver RSV marg em Mt 5:29;. 18:8-9; Mc 9:45, 47; Lc 12:5), “o inferno de fogo” (Mt 5:22); “destruir o corpo e a alma no inferno” (Mt 10:28), “a condenação do inferno” (Mt 23:33), “fazer dele um filho do inferno”, ou seja, um digno de sua punição (Mt 23:15). É usado em outras partes do NT somente em Tg 3:6: “A língua é inflamada pelo inferno”. O NT ensina claramente que o castigo do inferno é eterno (Mc 9:47-48, Mt 25:46; Rev 14:11).

O livro do Apocalipse dá a Geena o nome de “lago de fogo” (19:20; 20:10, 14, 15 21:8). Além disso, uma vez que Apocalipse iguala o lago de fogo com a “segunda morte” (Ap 20:14), este, aparentemente, também é um sinônimo para descrever Geena. Em mais uma confirmação da identidade destes termos no Apocalipse com Geena, pode-se notar que os homens incrédulos nela estão consignados (20:15; 21:8), assim como o próprio Satanás (20:10). É também o lugar eterno de condenação (20:10b).


FONTE: Pfeiffer, C. F., Vos, H. F., & Rea, J. (1975; 2005). The Wycliffe Bible Encyclopedia. Moody Press.









José Gonçalo disse…
Bacana o post. O interessante é que o senhor não falou mal (pelo menos diretamente) dessas doutrinas. Acho que só faltou postar as seitas protestante e seus principais líderes. Forte abraço!
Anônimo disse…
Muito bom estudo pastor, só faltou duas muito perigosas: Adventista do Sétimo dia e CCB, aí ficaria completo.
Anônimo disse…
Muito bom estudo pastor, só faltou duas seitas: Adventista do Sétimo dia e CCB, aí ficaria completo.
Marques disse…
Esta panóplia de religiões e seitas é só uma amostra. Faltam aqui várias dezenas de seitas e denominações religiosas. O Brasil é fértil em fabricar religiões.

Donizete Rodrigues, no seu livro “Sociologia da Religião” chama a este numeroso grupo de Igrejas e Seitas religiosas de “Supermercado Espiritual Brasileiro”.

É bem verdade que as religiões prosperam com a pobreza, mas mais com a falta de cultura, das populações.

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCIPAIS RELIGIÕES DO MUNDO E SEUS FUNDADORES