29 de mai de 2009

OS QUATRO PASSOS DA CAMINHADA

OS QUATRO PASSOS DA CAMINHADA


Ezequiel 47:1-12

1 DEPOIS disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa ... 3 E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. 4 E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. 5 E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. 6 E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio. 7 E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado. 8 Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis. 9 E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio. 10 Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva. 11 Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal. 12 E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.

1º) NOVA CRIATURA (água nos artelhos) – [Fase do 1º Amor]: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Coríntios 5 : 17); - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. (Apocalipse 2 : 4)

2º) CRENTE (água nos joelhos) – [Fase do Entendimento/esforço]: E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, (Lucas 22:41) - - Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. (João 20:27) - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. (I Coríntios 1:21) - Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. (Gálatas 3 : 22)

3º) FILHOS (água nos lombos) – [Fase do Compromisso]: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1 : 12) - Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. (Romanos 8 : 19) - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8 : 16) - Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gálatas 6 : 2) - Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. (Atos 9:40)

4º) AMIGO (Não vou me atrever) – [Fase da dependência do Senhor]: 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazeramigo de Deus. (Tiago 2 : 23) - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2 : 20). (João 15:5) - E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o AMIGO DE DEUS (Tiago 2:23).

Ver: Gn 1:16-19 – Mt 5:14 **** 1 côvado= +- 45 cm.


Pr. Dr. Dhennis Wheberth

Nenhum comentário: